Formação em Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

Preços e Inscrição

Cidade Data de início
  Brasília-DF Início imediato após formação de turma  
  Goiânia-GO Início imediato após formação de turma  
* O Instituto Eligo reserva-se o direito de transferir a data do curso ou cancelar o mesmo caso não se obtenha o número mínimo de alunos. Vagas Limitadas.
Faça seu curso DE GRAÇA - Clique e saiba como

Facilitação neuromuscular proprioceptiva é uma filosofia de tratamento, onde se utiliza técnicas de contrações musculares concêntricas, excêntricas e isométricas, combinadas com resistência propriamente graduada e procedimentos facilitatórios adequados, todos ajustados para atingir as necessidades de cada paciente.

Objetivo: O curso objetiva capacitar o aluno a utilizar tecnicas de PNF, a fim de promover o movimento funcional por meio da facilitação, da inibição, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares.

Público-alvo: Profissionais em Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Certificado Internacional* Material didático incluso
Coffee-break
Distribuição de horários:
das 8h às 13h e das 14h às 17h
Carga horária:
100 hs/a

* Certificado pela IPNFA - Associação Internacional de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

Facilitadora

Profa. Mônica de Barros Ribeiro Cilento: Fisioterapeuta; Professora do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Católica de Petrópolis; Membro Representante da Associação Internacional de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (IPNFA) no Brasil; Pós-graduada em Fisioterapia Neurológica e Docência Superior pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff; Mestre em Ciências pela UFRJ; Curso de Aperfeiçoamento nas Técnicas de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, ministrado pelo Prof. Julio Gerardo Sanchez em 1986, na ABBR – Rio de Janeiro (240 horas); Curso de Especialização nas Técnicas de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, sob a coordenação da Profa. Marie-Louise Mangold em 1996, no Kaiser Foundation Rehabilitation Center, em Vallejo – Califórnia (520 horas); Cursos pela Associação Internacional de PNF realizados na Europa (Suíça e Polônia). Instrutora Avançada pela Associação Internacional de PNF.

Conteúdo programático

  • Introdução e Histórico
  • Filosofia do método
  • Princípios básicos com correlações neurofisiológicas
  • Padrões de facilitação (membros superiores e inferiores, tronco, cinturas escapular e pélvica, pescoço) com suas principais variantes e diversas posturas
  • Técnicas específicas
  • Progressões em supino e prono
  • Marcha
  • Princípios de avaliação e tratamento baseados na CIF
  • Prática com pacientes (neurológicos e ortopédicos)