Fisioterapia Bariátrica

Preços e Inscrição

Cidade Data de início
  Anápolis-GO Início imediato após formação de turma  
  Goiânia-GO Início imediato após formação de turma  
* O Instituto Eligo reserva-se o direito de transferir a data do curso ou cancelar o mesmo caso não se obtenha o número mínimo de alunos. Vagas Limitadas.
Faça seu curso DE GRAÇA - Clique e saiba como

A obesidade pode ser tratada de forma clínica ou cirúrgica. A cirurgia bariátrica apresenta respaldo científico, portanto para atuar nesta área a equipe multiprofissional necessita de conhecimento geral e específico sobre as particularidades deste procedimento e da abordagem deste paciente, minimizando os riscos e prevenindo as complicações. A assistência fisioterapêutica é de suma importância no pré e pós-operatório deste processo.

Objetivo: Atualizar e capacitar a equipe multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar no acolhimento, avaliação e tratamento pré e pós-operatório na cirurgia bariátrica.

Público-alvo: Fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, médicos, graduandos em fisioterapia e demais interessados.

Material didático incluso Coffee-break Sábado e domingo Carga horária:
20 hs/a

Facilitadora

Professora Esp. Isabel Franco Lopes de Araújo: Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória, sócia efetiva da ASSOBRAFIR Nacional e Regional Goiás e da Comissão das Especialidades Associadas (COESAS) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Possui formação em Drenagem Linfática Pré e Pós-Operatório, Miofibrólise Percutânea e Giropilates Cinético Funcional. Atualmente é fisioterapeuta da equipe multidisciplinar do Instituto do Aparelho Digestivo.

Conteúdo programático

  • Obesidade: definição, fisiopatologia, diagnóstico, patologias associadas e tratamento;
  • Cirurgia Bariátrica: definição, tipos e técnicas cirúrgicas, indicações, exames complementares e equipe multiprofissional;
  • Objetivos da assistência fisioterapêutica;
  • Abordagem fisioterapêutica no pré-operatório: avaliação, recursos e técnicas fisioterapêuticas e orientações;
  • Abordagem fisioterapêutica no pós-operatório imediato e tardio;
  • Dúvidas frequentes;
  • Direções futuras.