Fundamentos para Elaboração do Manual de Boas Práticas e POPs em Serviços de Alimentação

Preços e Inscrição

Cidade Data de início
  Anápolis-GO Início imediato após formação de turma  
  Brasília-DF Início imediato após formação de turma  
  Goiânia-GO Início imediato após formação de turma  
  Jataí-GO Início imediato após formação de turma  
  Uberlândia-MG Início imediato após formação de turma  
* O Instituto Eligo reserva-se o direito de transferir a data do curso ou cancelar o mesmo caso não se obtenha o número mínimo de alunos. Vagas Limitadas.
Faça seu curso DE GRAÇA - Clique e saiba como

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos O curso Manual de Boas Práticas de Fabricação oferece ao profissional conhecimento sobre conceitos de boas práticas de fabricação, requisitos gerais para elaboração do manual, garantia e controle de qualidade.

Objetivo: Capacitar profissionais da área de Alimentos sobre a metodologia de elaboração e implantação do Manual de Boas Práticas, Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) e Planilhas de Controle para Serviços de Alimentação, elaboração destes instrumentos seja feita em conformidade com bases técnicas e legais vigentes.

Público-alvo: Nutricionistas, tecnólogos de alimentos, engenheiros de alimentos, engenheiros químicos, veterinários, técnicos em nutrição, farmacêuticos, profissionais de restaurantes e lanchonetes, agrônomos, profissionais de gastronomia, supermercadistas, gerentes de alimentos e bebidas e demais interessados em atualizar os conhecimentos na área.

Material didático incluso Coffee-break Carga horária:
20 hs/a

Facilitadora

Professora Ms. Grazielle Gebrim Santos: Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás e Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás Doutoranda em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Alimentos e Nutrição, Metodologia Científica e Nutrição e Dietética. Atua principalmente nos seguintes temas: Frutos do Cerrado, Alimentos para Fins Especiais, Nutrição e Dietética, Qualidade de Alimentos.

Conteúdo programático

  • Princípios de Segurança Alimentar;
  • Contaminação em alimentos: Fontes e Veículos;
  • Perigos físicos, químicos e biológicos;
  • Medidas de Monitoramento;
  • Boas Práticas de Fabricação (BPF);
  • Procedimentos Operacionais Padronizados (POP);
  • Controle de Tempo e Temperatura no Processamento dos Alimentos;
  • Importância das Cinco Chaves de Inocuidade dos Alimentos da OMS;
  • Documentação de BPF: Manual de BPF e Procedimentos Operacionais Padronizados (POP);
  • Avaliação das BPF: Listas de Verificação e Plano de ação;
  • Legislação Sanitária Vigente.