Ventilação Mecânica

Preços e Inscrição

Cidade Data de início
  Goiânia-GO Início imediato após formação de turma  
* O Instituto Eligo reserva-se o direito de transferir a data do curso ou cancelar o mesmo caso não se obtenha o número mínimo de alunos. Vagas Limitadas.
Faça seu curso DE GRAÇA - Clique e saiba como

A assistência ventilatória mecânica encontra-se em continuado processo de desenvolvimento técnico-científico. A compreensão das características técnicas dos ventiladores mecânicos e dos modos ventilatórios básicos e avançados tornam-se indispensáveis para instituição de um suporte ventilatório mecânico adequado, minimizando o risco de ocorrência de assincronias e lesões pulmonares, os quais contribuem para o aumento do tempo de permanência na UTI e aumento da taxa de mortalidade.

Objetivo: Atualizar o profissional quanto ao tema de ventilação mecânica e propiciar interação prática sobre o assunto fornecendo informações necessárias para identificar e indicar métodos de suporte ventilatório, individualizando-os de acordo com as necessidades dos pacientes, bem como, fazer uma análise crítica da assistência prestada ao paciente em ventilação mecânica.

Público-alvo: Fisioterapeutas, estudantes de fisioterapia, médicos e enfermeiros.

Curso prático
Material didático incluso
Coffee-break Carga horária:
20 hs/a

Facilitador

Professor Ms. Erikson Custódio Alcântara (GO): Fisioterapeuta Respiratório e Mestre em Ciências da Saúde. Docente no Curso de Fisioterapia e Supervisor do Estágio de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em UTI na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em UTI, Unidade Regional Goiás (ASSOBRAFIR-GO).

Conteúdo programático

  • Abordagem funcional e mecânica do sistema cardiorrespiratório. Princípios da ventilação mecânica invasiva (Workshop);
  • Modo ventilatório convencional - Ventilação Controlada a Volume - VCV e monitorização da mecânica respiratória (Workshop);
  • Modos ventilatórios não convencionais - Ventilação Controlada a Pressão - PCV e monitorização da mecânica respiratória (Workshop);
  • Ventilação com Pressão de Suporte - PSV (Workshop);
  • Desmame da ventilação mecânica invasiva: quando e como realizar;
  • Manobra de recrutamento alveolar, momento prático interativo entre ventilador mecânico e pulmão de porco;
  • Workshop: momento prático com ventilador mecânico e pulmão de porco.