Conheça a Tricologia!

22 de Julho de 2013

O que é?

A Tricologia é o ramo da medicina que trata dos pêlos ou cabelos. Do grego Thricos (cabelo) e Logos (estudo). Originou-se na Inglaterra em 1902, seu estudo contem a função de solucionar vários problemas capilares. Existe no Brasil, assim como em outros países, um interesse crescente pelos tratamentos alternativos e preventivos. É nesse espaço de trabalhos que está surgindo uma nova classe de profissionais: tricologistas e os terapeutas capilares. São eles detentores de conhecimentos profundos sobre Tricologia, e lhes compete os tratamentos cosméticos e/ou não cosméticos que promovam a saúde do couro cabeludo e dos cabelos.

A Tricologia congrega profissionais ligados às ciências da saúde e beleza. Esta ciência tem como objetivo integrar as áreas da saúde à beleza estética incluindo ainda proficionais como: terapeutas capilares, cabeleireiros e profissionais de clínicas e spas que já obtenham formação de nível superior.

O Tricologista é o profissinal envolvido no estudo e cuidados relacionados à saúde geral dos cabelos e do couro cabelo, além de estudar de forma ampla e profunda todos os impactos gerados no sistema capilar por todos os outros sistemas corporais ligados a ele. Estes profissionais atuam em diferentes campos de trabalho como; a Genética, a Bilogia Molecular, a Cosmecêutica, a Nutracêutica, a Engenharia Cosmética, a Química, a Farmácia, a Medicina além das Terapias Capilares.

A Tricologia se subdivide em:

• Tricologia Médica.

• Tricologia Não Médica.

• Práticas de Terapias Capilares.

Fonte: Associação Brasileira de Tricologia (ABT)